sábado, 11 de abril de 2015

Conheça a Terra de Arnion




Provavelmente, você se interessou por este post para saber o que o termo “Arnion” significa (do hebraico para o português = cordeiro) e qual é a minha ligação com este projeto. Pois bem, explicarei como tudo começou, como foi a produção e como chegamos até aqui.

O Arnion é uma série cinematográfica baseada no livro bíblico de Apocalipse e ilustrada com histórias conceituais do nosso cotidiano pós-moderno. Os textos dos dez episódios foram idealizados e escritos por um casal adventista da Alemanha, Sven e Judith Fockner.  Ambos apresentaram a primeira versão em alemão e você pode conferir na page Arnion Alemanha. Obviamente, como eles roteirizaram a série, a apresentaram por familiaridade com o conteúdo.

A princípio, a produção do Arnion envolvia apenas a emissora Hope Channel, na Alemanha, contudo, a produtora Belluna Filmes, do Brasil, foi convidada para filmar a encenação que aconteceu em vários lugares do mundo, como Bolívia, Alemanha e África do Sul. A equipe da Belluna faz parte do grupo de artes cênicas Perspectivas Brasil e por este motivo também atuou na série.

Depois de gravada, editada e exibida por meio da internet e do canal “Hope Channel”, que para nós é a Novo Tempo, o projeto Arnion chegou ao Brasil via União Central Brasileira. Foi quando entrei em cena, literalmente. Com a parte cenográfica pronta, a única coisa que precisava ser feita novamente era a apresentação em português, pois o público-alvo exige isso. Então, eu e mais algumas pessoas fomos convidadas para participar de um casting para apresentar a série com a nova roupagem que ela recebera no Brasil. Felizmente, passei. Todos os dias agradeço a Deus pela oportunidade de ter sido envolvida e por poder ajudar outras pessoas a serem transformadas por meio do Arnion.  

Eu, Victor Bejota e Regis Terêncio somos os apresentadores do Arnion no Brasil. Desenvolvemos um excelente trabalho juntos ao longo de aproximadamente três meses, sobretudo, também nos tornamos amigos. Antes de gravarmos, fomos capacitados como atores por uma pessoa importantíssima na concepção desse projeto, Isielson Miranda, sócio da Belluna e diretor do Perspectivas Brasil. Diante desse longo processo, não há dúvidas de que essa série carrega algo valioso: a verdade. Ao assistir, é preciso parar e refletir em cada trecho e imagem. Pense. Tente entender cada frase e a profundidade existente em cada ilustração. Não é um conteúdo comum e não consigo compará-lo com outra produção, apenas asseguro que você irá gostar.

Quero que você saiba as mudanças que aconteceram em mim após ouvir e entender o Arnion. Quando finalmente sentei e assisti aos dez episódios, percebi que não existia mais muro para ficar em cima. Eu deveria tomar uma decisão, definitivamente. Não que eu estivesse em dúvida entre Deus e Satanás, a questão é que precisava decidir em me preparar para ver Jesus voltar ou continuar levando uma vida terrena, com ambições e preocupações temporárias. A maioria de nós quer ser protegida por Ele, mas também não queremos pagar o preço pela submissão, pois isso significa deixar algumas coisas para trás. Em meio a esse conflito, uma coisa é certa: Satanás não está brincando de ser cruel e impiedoso, enquanto nós brincamos de ser cristãos. Foi chocante confrontar com uma mensagem que me fez pensar, pensar e pensar. Não dá para ser imune e, consequentemente, acontecerá uma decisão.

Então, permita-se:


(No Brasil, o Arnion está vinculado a um jogo também baseado no livro de Apocalipse, mas não é necessário jogar para assistir aos episódios. Basta criar um login e senha e acessar.)


Cito os envolvidos diretos e indiretos que conheci e ouvi falar, pois cada um deles contribuíram para que esta mensagem de esperança, perdão e salvação pudesse chegar até você. Sven e Judith Fockner, Adrian Duré, Isielson e Isiel Miranda, Marena e Maressa Manfre,  Lucas Ribeiro, Thiago Braga, Jonathan, Tatyane Santos, Ronaldo Arco, Odailson Fonseca e colaboradores. 

Gratidão é a palavra que me define neste momento.

Por Jhenifer Costa

0 comentários:

Postar um comentário