terça-feira, 4 de novembro de 2014

"Quebrando a Cara"

Por Jhenifer Costa

Tem tanta gente que gosta de fazer burrada na vida. Eu conheço um monte, até eu já fiz, é claro. Mas convenhamos, isso é um negócio complicado demais. Tipo assim, sabemos que algo não vai dar certo porque Fulano fez e já provou que não rola. Porém, temos que experimentar para ter certeza absoluta de que vai dar merda no final . Daí quebramos a cara bonito e ficamos com aquele sentimento de cachorro arrependido. Complicado esse negócio de ter que aprender com os nossos próprios erros.

Um dia desses eu estava conversando com amiga que tem o perfil de quem gosta de “quebrar a cara”, com todo respeito. O fato é que ela estava me contando umas histórias pessoais sobre relacionamentos frustrados, e eu, com o meu jeitinho de psicóloga, estava ali, ouvindo atentamente. Uma coisa que eu aprendi com a minha mãe e, posteriormente, com a vida, é que a gente precisa ser mais racional em nossas escolhas. Precisamos colocar no papel os pontos negativos e positivos de tudo. Pode parecer estranho, coisa de gente sem coração, mas resolve parte do problema da frase “eu não sabia que podia dar errado”. Ela estava me falando que é o tipo de pessoa que precisa chegar ao fundo do poço para largar mão de um cara. Isso porque ela sabe que não vai dar certo, porque ela já passou ou viu situações semelhantes antes e mesmo assim ela prefere se envolver.  

Gente, pega o exemplo da pessoa que fez e não deu certo e não faça igual. Entendeu?! Explica pra mim qual é a dificuldade nisso? Nenhuma. O problema está no jargão “comigo será diferente”. Porque essa frase é a maior furada da vida e não se aplica a coisas óbvias, você deve saber. Existem raras exceções e eu falo isso, pois, apesar de eu ser muito jovem, posso numerar dezenas de histórias que vi e ouvi até hoje. O bom de ser aquela amiga que todos confiam em contar seus segredos, é que posso aproveitar e acumular experiências boas e ruins para tirar grandes lições. Para o meu próprio bem e para o bem dos outros, não costumo fazer julgamentos, por pior que seja a situação. Jamais sentenciarei alguém por tomar decisões erradas, até porque isso é relativo. O que é "errado" pra mim, pode não ser para você. Entretanto, algumas pessoas cometem erros que até o capeta acha burrice.

Eu concordo com a frase que diz que os erros ensinam, mas asseguro que não precisamos passar por nada ruim para aprendemos algo. Existem meios mais fáceis e gratuitos. Aliás, isso não envolve apenas relacionamentos amorosos, também está relacionado ao profissionalismo e tantos outros aspectos da vida. A amiga que mencionei acima não acredita nisso. Então, vou aproveitar a nossa amizade aprendendo um monte de coisas, felizmente pra mim e infelizmente pra ela. 

0 comentários:

Postar um comentário